GUARAMIRANGA

Dados do município/localização
Fundação: 22/09/1957
Emancipação Política: 22 DE SETEMBRO 1957
Gentílico: GUARAMIRANGUENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: NORTE CEARENSE
Microregião: BATURITÉ
GUARAMIRANGA
Origem

O topônimo Guaramiranga vem do Tupi ,guará (vermelho) e miranga ou piranga (garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceição, porém, desde 1890, possui o nome Guaramiranga. [9]

História

Guaramiranga é o menor município do Estado do Ceará possuindo uma área de 59.436 Km² (IBGE,1996). Está situado a 95 km da capital, Fortaleza, na microrregião do Maciço de Baturité. Sua altitude de 865m acima do nível do mar lhe proporciona um clima sempre ameno, com temperatura média anual entre 18º e 25º. No mês de julho a temperatura pode atingir até 12° C, proporcionando um frio agradável.

É nesse clima que a natureza dá o seu espetáculo, cobrindo a região de flores, em um dos últimos espaços preservados de Mata Atlântica no Estado do Ceará. Sua fauna e flora fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité.

Além das atrações Naturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos Culturais. .

Com um patrimônio arquitetônico com edificações ainda conservadas e uma oferta de eventos que fazem da cidade um abrigo para as mais diversas expressões da cultura como o Festival Nordestino de Teatro que já realizou 25 edições; O Festival de Jazz & Blues que completa 18 edições entre outros, a cidade se propõe a fortalecer este ambiente de arte que conta com grande diversidade de estilos artísticos, uma multiplicidade de expressões culturais.

Guaramiranga é conhecida também por ?Cidade das Flores?. A origem desse título reside na tradição do cultivo de flores na região.

Atualmente a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria do Turismo, desenvolve projeto para devolver à cidade o reconhecimento de ?Cidade das Flores? através da criação de novos jardins em locais públicos e incentivos à comunidade e empresas para que também se envolvam e se apropriem do projeto.

Cultura

Os principais eventos culturais que acontecem no município são:

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro;
Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, no período do Carnaval;
Encontro de Cordelistas da Serra, em 1 de maio;
Coroação de Nossa Senhora de Fátima, em 31 de maio;
Festival do Vinho;
Mostra Junina;
Feira de Negócios Turísticos do Maciço, em julho;
Festa de Santo Antônio, em 24 de agosto;
Festa de Santo Agostinho, na segunda quinzena de agosto;
Festival de Flores, em agosto;
Festa de Nosso Senhor do Bonfim, em 9 de setembro;
Festa de Santa Teresinha, na Botija, na segunda quinzena de outubro;
Dia do Município, em 22 de Setembro;
Festival Nordestino de Teatro Amador, em setembro;
Festa de São Francisco, em 4 de Outubro;
Festival de Fondue;
Festival de Gastronomia de Guaramiranga, em outubro;
OctoberFest de Guaramiranga, em Outubro;

Divisão Política

A administração municipal localiza-se na sede, Guaramiranga. O município é dividido em 3 distritos: Guaramiranga (sede), Pernambuquinho e Linha da Serra. A base da economia local está assentada no setor de serviços, por meio do turismo, e na produção de gêneros agrícolas tradicionais, como o café, algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho e feijão; além da pecuária, em menor escala: bovinos, suínos e avícolas. Existem, ainda, duas indústrias de produtos alimentares.

Curiosidades

O Município faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité), regulamentada pelo Decreto Estadual nº. 20.956, de setembro de 1990, que regulamenta o uso e ocupação do solo com a finalidade de preservar a vegetação eos recursos hídricos, dando um ordenamento nas construções e nas atividades em geral. O contato com a natureza é direto, começa na própria estrada cuja paisagem se mostra incrivelmente verde, sem falar com o cheiro de mato confundidos com o cheiro das flores.

As paisagens são um convite ao descanso e a meditação. Várias nascentes e cursos d?água formam corredeiras, bicas e cachoeiras. Há muitas trilhas nas quais os praticantes de trekking, rappel e montanhismo podem praticar. Em Guaramiranga e nas mediações pode-se contemplar igrejas antigas do século XIX e velhos casarões apreciando o cultivo de flores silvestres como as bromélias, colibris, ipês floridos, palmeiras imperiais, bambus e papoulas. Umas das atividades que mais se desenvolve é o cultivo de rosas e flores tropicais que abastece o mercado de Fortaleza e o europeu. Esses plantios se estendem pelos municípios de Guaramiranga, Pacoti e Baturité.

Dados de características geográficas
Área: 59,00
População estimada: 5193
Densidade: 88,00
Altitude: 865
Clima: TROPICAL SUPERÚMIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 105,50

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito