Dados do município/localização

Fundação: 25/03/1959
Emancipação Política: 29 DE MARÇO
Gentílico: ARATUBENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: NORTE CEARENSE
Microregião: BATURITÉ
Distância para a capital: 132,00

Dados de características geográficas

Área: 142.538,00
População estimada: 11529
Densidade: 80,90
Altitude 960
Clima: TROPICAL SUBQUENTE ÚMIDO
Fuso Horário: UTC-3

Origem

O topônimo Aratuba tem origem na língua tupi. Significa "ajuntamento de pássaros", através da junção dos termos gûyrá ("pássaro") e tyba ("ajuntamento")[5].

História

As terras nos arredores de Aratuba eram habitadas por índios de origem tupi-guarani, como os canindés[6]. Sua formação como núcleo urbano aconteceu lentamente a partir do século XVIII, com as catequeses dos jesuítas e com pessoas oriundas de Baturité e de outras regiões, notadamente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e condições frutícolas. Sua denominação original era Coité, depois Santos Dumont e, desde 1950, Aratuba[7].

Cultura

Os principais eventos culturais são: Festa do padroeiro São Francisco de Paula (22 de dezembro) Festa de Nossa Senhora da Conceição (15 de agosto) O ecoturismo é uma importante fonte de renda do município, devido às suas atrações naturais como a Reserva Ecológica de Aratuba e Reserva do Brejo. Outra atração é a arquitetura da cidade, com as capelas do Tope e de Santa Rita, a Igreja Matriz São Francisco de Paula, a Casa de Cultura, a Casa Paroquial, o Engenho da Pindoba e a mansão da Família Pereira[13].

Divisão Política

O município tem dois distritos: Aratuba (sede) e Pai João. Fazem parte do distrito de Aratuba quatro regiões conhecidas como Sítios, sendo estes, Sítio Cantinho, Sítio Tope, Sítio Fernandes e Sítio Mundo Novo, além da Sede do município[12] Agricultura: algodão, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho, feijão, frutas e hortaliças. Pecuária: bovinos, suínos e avícola. Indústria: tem três indústrias, duas de produtos alimentares e uma de bebidas.

Curiosidades

Tropical subquente subúmido na porção norte e tropical quente úmido no resto do território[8] com chuvas concentradas de fevereiro a maio[9]. Hidrografia e Recursos hídricos As fontes de água de Aratuba fazem parte das bacias Metropolitana e do Rio Curu, sendo as principais fontes os rios do Aracaju, dos Tavares, o Rio Putiú (afluente do Rio Aracoiaba) e o Rio Pesqueiro, que deságua no Açude Pesqueiro (com barragem em Capistrano), bem como riachos tais quais o dos Barros, Bom Jardim, do Cedro, Esterteal, Furna da Onça, da Lagoa Nova e Salgadinho[10][11]. Relevo e solos Aratuba localiza-se no Maciço de Baturité, a uma altura média de novecentos metros acima do nível do mar, possuindo o núcleo urbano mais alto do estado do Ceará (a sede do município localiza-se a 945 metros de altura). Possui relevo bastante acidentado, sendo a principal elevação o Serrote da Benedita. Vegetação Vestígios de mata atlântica e caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito